faq

Frequently asked questions

O que é mediação?


Um meio de acesso à justiça, com foco em restabelecer a comunicação entre os envolvidos, sendo mais conhecido como método adequado de solução de conflitos (MASC). Estruturado pela lei 13.140/15 em vígor desde 2016, tem contribuído para a cultura de paz, hoje presente no judiciário e no setor privado.




Qual a motivação da Mediação?


Diante de 30 milhões de novos processos no judiciário todo ano, com aproximadamente 1 conflito a cada 2 pessoas no Brasil, totalizando 100 milhões de processos ainda sem resolução, e o impacto negativo da forma litigiosa de lidar com as questões, levou o Brasil a uma situação onde a atualização e a regulamentação de um meio de solução de conflitos fosse inevitável, já que as grandes potências mundiais já utilizam da mediação como forma adequada de resolução de disputas.




O que este profissional faz?


A mediadora e o mediador são agentes facilitadores da comunicação ao atuar nas questões, interesses e sentimentos dos envolvidos no conflito, conduz a uma relação ganha-ganha, onde os vínculos são restabelecidos entre as partes.




O curso é reconhecido?


Sim, nosso curso é credenciado ao: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT); Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM); Reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); Autorizados pelo Ministério da Educação (MEC).




Quem pode fazer este curso?


Verifique em qual requisito se encontra e qual o título pode receber: * Para receber o título de Conciliador e Mediador Judicial/Extrajudicial o aluno deverá ser graduado a mais de dois anos em qualquer graduação reconhecida pelo MEC. * Para receber o título de Conciliador Judicial e Mediador Extrajudicial o aluno deverá ser graduado ou graduando a partir do 4º semestre em qualquer graduação reconhecida pelo MEC. * Para receber o título de Conciliador e Mediador Extrajudicial o aluno só precisa ser maior e capaz.